Nessa segunda-feira (4/3), Contagem foi palco da cerimônia de abertura do projeto-piloto do Programa "Maior Cuidado", financiado pelo Ministério da Saúde e coordenado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este evento marcou o início de uma jornada colaborativa entre a Prefeitura de Contagem e as renomadas instituições de ensino para promover cuidados de qualidade aos idosos da região. Nesse momento, apenas as cidades de Salvador e Contagem foram contempladas no país.
O Programa “Maior Cuidado” tem como objetivo apoiar as famílias no cuidado com os idosos e aumentar a qualidade de vida de todos. Na prática, os cuidadores realizam atendimento domiciliar aos idosos dependentes e semidependentes, dentro de um cronograma definido por uma equipe multidisciplinar e que têm como norte a prevenção da exclusão e do isolamento.
Dessa forma, o projeto visa impactar positivamente os serviços oferecidos pela Prefeitura, fortalecendo a rede de cuidados e promovendo uma melhor qualidade de vida para os idosos de Contagem. Com a parceria envolvendo as universidades federais, espera-se não apenas resultados significativos na pesquisa, mas também avanços concretos na assistência aos cidadãos idosos da cidade.
O trabalho busca dar apoio às famílias na rotina de cuidado a idosos inseridos no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (Paif) que, por sua condição social e de saúde, precisam de cuidados constantes. O foco é, também, a garantia do acesso a direitos e evitar a ocorrência de situações que possam fragilizar e romper os vínculos familiares e sociais dos usuários.
O projeto-piloto tem como foco as regiões Industrial e Ressaca, especificamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Laguna, Novo Progresso, Amazonas, Jardim Evangelista e Terceira Sessão, além do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) localizado na região do Ressaca e Industrial.
Durante a cerimônia, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, destacou a importância da iniciativa para a comunidade local. "Estamos em um momento crucial em que é fundamental promover cuidados de qualidade para nossos idosos. Este projeto representa um passo significativo nesta direção e esperamos que seja um sucesso em Contagem", afirmou.
Todos os cuidadores contratados e as referências técnicas na área, da Secretaria da Prefeitura estiveram presentes no evento, reforçando o compromisso conjunto com o sucesso e a eficácia do "Maior Cuidado".
Um total de dezessete cuidadores sociais, profissionais de nível médio, supervisores e profissionais de ensino superior, foram selecionados e contratados pela UFBA após um rigoroso processo seletivo. Os profissionais foram fundamentais para a execução do programa, trabalhando em conjunto com as equipes das UBSs e Cras durante os dezoito meses de duração do projeto.
Também estiveram presentes o secretário de Direitos Humanos, Marcelo Lino; a subsecretária de Assistência Social, Michele Caldeira; a subsecretária de Saúde, Rejane Letro; o pesquisador mundial na área da saúde e cuidados com a pessoa idosa, Peter Lloyd Sherlock; a pesquisadora da UFMG, Mirela Castro Santos Camargos; e a referência técnica no serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas de Contagem, Odair Câmara.